Alguma vez, você já precisou se consultar com um médico ortopedista? Este especialista trata todas as partes do corpo. A ortopedia é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que acometem o sistema locomotor do ser humano, ou seja, são as doenças e os traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos.
O ortopedista é capacitado ainda para aconselhar o paciente sobre as tarefas ou atividades que ele pode ou não desempenhar. Por isso, pessoas que têm problemas de coluna ou limitações nas articulações e em certas partes do corpo precisam da liberação desse médico para praticar esportes, frequentar academias ou outras ações que exijam esforço físico.
Pacientes que se consultam com o médico ortopedista nem sempre têm algum problema que precisa de tratamento. Há casos em que existe apenas a necessidade de acompanhar o quadro clínico para assegurar a saúde e a qualidade de vida da pessoa.
Por isso, esse especialista também faz o acompanhamento de indivíduos que têm alguma propensão para desenvolver problemas ortopédicos. Cabe ainda a esse profissional acompanhar os pacientes que estão em condições que exigem cuidados crônicos, como aqueles que apresentam quadro de artrose, de artrite, de reumatismo, entre outros.
Note que é muito comum nos acostumarmos com as dores que se manifestam em nosso corpo. As dores nas costas são um bom exemplo disso, e nem sempre damos atenção para esse sintoma, já que ele se torna tão rotineiro.
Porém, é importante saber que sentir dor não é normal, afinal, ela é uma resposta do nosso organismo para alguma agressão que ele sofreu. Quando fazemos um esforço excessivo, por exemplo, acabamos sentindo dores porque exigimos demais do nosso corpo.
Essas sensações incômodas e dolorosas podem ser sinais de que uma doença ortopédica está se manifestando ou já se instalou. Por isso, você deve procurar um médico ortopedista caso esteja sentindo:
- Dores constantes nas costas;
- Cansaço excessivo;
- Formigamentos;
- Rigidez matinal;
- Calor nas articulações.
Também é relevante estar atento aos inchaços que possam surgir nas articulações, bem como observar sua própria estrutura corporal, a fim de identificar desigualdades e alterações na cintura, nos membros ou em outras partes do corpo.
Esse profissional também deve ser consultado caso você tenha sofrido alguma lesão ou esteja sentindo dores depois de ter realizado algum esforço físico ou sofrido um trauma, como uma pancada.
Isso porque nem sempre o problema se manifesta de forma superficial. Como a ortopedia trata das partes do corpo que estão mais ocultas, pode ser difícil, a olho nu, identificar que existe algum problema.
Então, aquela dorzinha chata depois do futebol ou que apareceu após carregar uma caixa muito pesada pode não ser somente uma besteira, mas sim indicar algum problema mais grave ou que exija atenção.
Além disso, é interessante consultar um médico ortopedista quando existem casos de problemas ortopédicos na família. Dessa maneira, ele poderá solicitar exames, avaliar suas condições clínicas e acompanhar sua saúde, a fim de identificar problemas ou doenças ainda no começo.
Portanto, esse profissional deve ser consultado sempre que você sentir incômodos, apresentar limitações em seus movimentos, sofrer algum acidente ou trauma ou ainda se houver uma propensão para desenvolver doenças ortopédicas.
O médico ortopedista é um profissional muito importante, e você também precisa contar com um de sua confiança. Não ignore nem negligencie os sinais que o seu corpo emite. Procure pela ajuda desse especialista para que pequenos problemas não se tornem grandes complicações.