Osteomielite: uma infecção nos ossos que pode ser causada por bactérias, micobactérias ou fungos

Osteomielite: uma infecção nos ossos que pode ser causada por bactérias, micobactérias ou fungos


As bactérias, micobactérias ou fungos podem infeccionar os ossos, disseminando-se através da corrente sanguínea ou, mais frequentemente, disseminando-se a partir de tecidos próximos infectados ou de uma ferida aberta contaminada.

As pessoas sentem dor em uma parte do osso, bem como febre e perda de peso.

A osteomielite ocorre mais comumente em crianças pequenas e em pessoas idosas, porém, todas as faixas etárias estão em risco. A osteomielite também é mais frequente em pessoas com quadros clínicos graves.

Quando um osso se torna infectado, a parte mole e interna (medula óssea) muitas vezes incha. À medida que o tecido inflamado pressiona a rígida parede externa do osso, os vasos sanguíneos da medula óssea podem ser comprimidos, o que reduz ou corta o fornecimento de sangue ao osso.

Sem um fornecimento de sangue adequado, partes do osso podem morrer. É difícil curar a infecção dessas áreas de osso morto, pois é difícil para as células que combatem infecções naturais do corpo e para os antibióticos alcançarem essa região.

A infecção também pode se espalhar para fora do osso e formar coleções de pus (abscessos) nos tecidos moles adjacentes, como músculos. Abscessos ocasionalmente drenam espontaneamente através da pele.


Causas

Os ossos, que normalmente estão bem protegidos de infecções, podem ser infectados por três vias:

- Pela corrente sanguínea;

- Invasão direta (via fraturas expostas, cirurgia ou objetos que perfuram o osso)

- Infecções em estruturas próximas

A osteomielite pode se formar sob úlceras de decúbito profundas.

A maioria das osteomielites resulta de invasões diretas ou infecções em tecidos moles adjacentes (como uma úlcera no pé causada por má circulação ou diabetes).


Sintomas

Na osteomielite aguda, infecções dos ossos das pernas e dos braços causam febre e, às vezes, dor no osso infectado. A área sobre o osso pode ficar dolorida, avermelhada, quente ou inchada e o movimento pode ser doloroso. A pessoa pode perder peso e sentir-se cansada.

Quando a osteomielite resulta de infecções nos tecidos moles adjacentes ou da invasão direta por um organismo, a área sobre o osso incha e fica dolorida. Podem se formar abscessos no tecido circundante. Essas infecções podem não provocar febre.

Infecções ao redor de uma articulação artificial ou membro infectados normalmente provocam dor persistente na área.

A osteomielite vertebral geralmente se desenvolve gradualmente, causando uma dor persistente nas costas e sensibilidade ao toque. A dor piora com o movimento e não melhora com o repouso, compressas quentes ou medicamentos para aliviar a dor (analgésicos). As pessoas geralmente não têm febre, que é geralmente o sinal mais óbvio de infecção.

Pode se desenvolver osteomielite crônica se a osteomielite não for tratada com sucesso. Trata-se de uma infecção persistente e muito difícil de ser recuperada. Às vezes, a osteomielite crônica permanece indetectável por um longo período, sem causar sintomas durante meses ou anos. Mais comumente, a osteomielite crônica causa dor óssea, infecções recorrentes do tecido mole sobre o osso e drenagem constante ou intermitente de pus através da pele. Essa drenagem ocorre quando uma passagem (trato sinusal) se forma entre o osso infectado e a superfície da pele e ocorre a drenagem de pus através do trato sinusal.


Prognóstico

O prognóstico para pessoas com osteomielite geralmente é bom com tratamento precoce e adequado. No entanto, às vezes, ocorre o desenvolvimento de osteomielite crônica e um abscesso ósseo pode reaparecer semanas, meses ou mesmo anos depois.


Tratamento

Antibióticos ou antifúngicos

Às vezes, cirurgia

Para abscessos, geralmente drenagem

Antibióticos e antifúngicos

Para crianças e adultos que desenvolveram infecções ósseas através da corrente sanguínea recentemente, antibióticos são o tratamento mais eficaz.



Contato pelo WhatsApp Dr. Ricardo Fávero Ortopedista Varginha