O sobrepeso e a obesidade são os principais fatores para o aparecimento de doenças nos joelhos. A cada 5 quilos de sobrepeso, o aumento de pressão sobre as articulações do joelho é de 15 a 20 quilos.
Uma das doenças que podem ser desenvolvidas é a artrose: um desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. Outra delas é a condromalácia patelar, que é uma inflamação na cartilagem articular, que pode inclusive deixar o joelho inoperável se não tratada com rapidez.
Doenças como lesão meniscal e lesão da cartilagem articular do joelho também podem surgir. Além da pressão sobre as articulações, o sobrepeso pode alterar a maneira como a pessoa caminha, fazendo com que as dores sejam intensificadas.
A sugestão para as pessoas que ainda não desenvolveram uma alteração articular é manter uma rotina de exercícios físicos regulares e alimentação saudável. Isso ajuda a manter as articulações fortes, fazendo com que não haja atrofias ou músculos menos tonificados – que pioram a sobrecarga nas articulações.
Já para os pacientes que têm alguma doença que compromete as articulações do joelho, a orientação é se consultar com um médico ortopedista especialista em joelho: o tratamento inicial irá envolver medicação, fisioterapia com alongamentos e fortalecimentos musculares. A perda de peso durante o processo é essencial para tirar a sobrecarga não só das articulações do joelho, mas também das outras articulações do corpo.
Dr. Ricardo Fávero é um ortopedista que atua há mais de 30 anos em Varginha, especialista em tratar doenças ortopédicas no quadril e joelhos. Entre em contato conosco e agende a sua consulta por meio dos telefones (35) 3212-7225 - (35)3212-7966. O consultório fica na Rua Irmãos Mário Esdras, 42 - Vila Pinto - Varginha/MG. Atendemos pelos seguintes convênios: UNIMED, CASSI, SPA, PLAMAF, LUTOPAX, SERPRAM E REGIONAL VIDA.