Após um trauma no ombro ou cotovelo, o primeiro passo é agendar uma consulta médica para averiguação. Diminua riscos e agende uma consulta com um ortopedista de sua confiança.
Após diagnóstico e indicação de cirurgia ortopédica, o paciente deve agendar o procedimento e atender a todos os protocolos de segurança para garantir sua saúde e da equipe médica envolvida.
É imprescindível fazer a diferenciação do tipo de lesão. Algumas urgências exigem que o paciente busque imediatamente atendimento médico em uma unidade de pronto socorro, como fraturas. Esses tipos de ferimentos necessitam de um diagnóstico médico rápido, auxiliado por exames laboratoriais e de imagem imediatos para tratamento.
Em todos os casos de cirurgia ortopédica nas áreas do ombro ou cotovelo, é importante se certificar de algumas providências relacionadas à segurança da equipe médica e dos pacientes foram tomadas, minimizando riscos.
Em caso de dúvida sobre seu caso específico, é imprescindível a consulta com um médico especializado para ser diagnosticado e receber instruções de como proceder em relação a traumas no ombro ou cotovelo.
É importante lembrar que lesões ortopédicas muitas vezes não oferecem risco de morte, contanto, um tratamento tardio pode resultar em sequelas, e alguns riscos de doenças graves.
Por isso é importante ficar atento a sintomas e não hesitar em consultar um médico:
Dor pontual;
Dores recorrentes;
Dor que aparece após acidente.
Traumas no ombro ou cotovelo podem levar a uma diminuição significativa da qualidade de vida, por isso sempre que acontecerem procure um ortopedista imediatamente.