A cirurgia para colocação de prótese no joelho, também chamada de artroplastia do joelho, é um procedimento que tem como objetivo diminuir as dores e corrigir deformidades no joelho a partir da colocação de uma peça artificial capaz de substituir a articulação, sendo principalmente recomendada em caso de artrites e artroses.
Este procedimento é normalmente indicado quando existe comprometimento grave da articulação ou quando não se consegue alcançar melhoras com o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.
A cirurgia de prótese de joelho é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação alinhada, sem dores e funcionante. Esta substituição pode ser parcial, quando só alguns componentes da articulação são retirado, ou total, quando se retira toda a articulação original e se substitui por um aparelho metálico.
O tempo de internamento hospitalar pode ser de 3 a 4 dias e a fisioterapia poderá ser iniciada no dia seguinte à cirurgia.
A recuperação da cirurgia de colocação da prótese de joelho pode variar de 3 a 6 semanas. A depender do caso, o paciente começa por movimentar o joelho 2 a 3 dias após a cirurgia e começa a andar assim que tiver recuperado o controle muscular, geralmente orientado por um fisioterapeuta e com a ajuda de um andador nos primeiros dias.
Aos poucos é possível retomar a maior parte das atividades do dia a dia, sendo apenas recomendado evitar algumas posições como ficar de cócoras ou levantar muito os joelhos. Além disso, a prática de exercícios com impacto elevado ou que forcem a flexão do joelho devem ser evitadas.
O Dr. Ricardo Fávero é um especialista nas doenças do joelho e quadril, por isso, caso precise de mais orientações, basta entrar em contato conosco pelos telefones (35) 3212-7225 ou (35)3212-7966.