Quem nunca sentiu dor nos pés e nas pernas? Todo mundo já sentiu dores nos pés ou nas pernas alguma vez na vida, e há outros que convivem com isso todos os dias.
A dor nos pés e nas pernas pode afetar qualquer pessoa e ter origens diversas. Essa sensação é causada, por exemplo, por problemas na circulação sanguínea, excesso de esforço, doenças e até mesmo pelo tipo de calçado.
Esse distúrbio causa diversas limitações no dia a dia, como dificuldade para caminhar ou permanecer sentado, perda da firmeza dos passos, problemas posturais, dores na coluna e outras partes do corpo, entre tantos outros reflexos.
Até mesmo quando se está em repouso, a dor incomoda. A sensação de peso e a tensão muscular dificultam o relaxamento e o adormecer, o que pode inclusive provocar sensação de cansaço ao acordar, em função da noite mal dormida.
Como essa dor pode ter origens diversas, o ideal é identificar a causa e, posteriormente, o tratamento adequado. Quando fazemos esforço excessivo, por exemplo, o ideal é evitar que isso se repita.
E se é o calçado que está incomodando, o ideal é escolher um modelo confortável e adequado para a atividade realizada.
Porém, se você não souber o que está acontecendo, é importante procurar um ortopedista, que solicitará exames para investigar a causa da dor. Dependendo do diagnóstico, o profissional receitará medicamentos que ajudarão a reequilibrar o organismo e poderá indicar sessões de fisioterapia ou exercícios físicos específicos.
É possível aliviar a dor nos pés e nas pernas com algumas medidas eficazes, que são uma excelente alternativa para relaxar os membros inferiores e descansar melhor. Confira a seguir:
escalda-pés: o calor da água estimula a circulação oxigenando os tecidos e aliviando a dor;
alongamentos: pausas periódicas para alongar devolvem a flexibilidade muscular, trabalham as articulações e estimulam a circulação;
massagens: ajudam a aliviar a dor porque estimulam a circulação e relaxam a musculatura;
exercícios: ativam a circulação, favorecem a oxigenação dos tecidos e fortalecem a musculatura e articulações.
Outro fator importante é manter o peso corporal dentro de um limite saudável. O excesso de peso sobre pernas e pés, sendo ele do corpo ou qualquer outro, sobrecarrega essas estruturas e causa dor.
A dor nos pés e nas pernas também pode ser causada pelo calçado. O fato é que, para cada tipo de atividade, existe um modelo específico, que oferece maior sustentação, conforto e firmeza para os pés.
Entretanto, existem alguns calçados que trazem mais prejuízos do que outros. É o caso dos chinelos, sandálias “rasteiras” e sapatilhas, que não dão sustentação para o arco dos pés, provocam instabilidade no caminhar e não amortecem impactos.
Mesmo um calçado com salto pode causar problemas se não oferecer estabilidade, amortecimento e conforto nas pisadas. Pode forçar as articulações e aumenta as chances de desequilíbrios, torções e dor. Além desse modelo, aqueles calçados com bico fino apertam os pés, dificultam a circulação e provocam dores articulares.
O ideal, então, é escolher um calçado que se encaixe à anatomia dos pés e ofereça um bom amortecimento de impactos. Seu material deve permitir a respiração da pele e o acabamento não pode causar incômodos.
Optar por modelos ortopédicos, por exemplo, é uma excelente opção, porque são desenvolvidos pensando nesses detalhes, sobretudo para oferecerem segurança e conforto. E como existem estilos e modelos variados, há sempre um adequado para cada ocasião.
É verdade que a dor nos pés e nas pernas incomoda bastante. Entretanto, muitas vezes, esse problema pode ser evitado com medidas simples. Por isso, reveja aquilo que você tem feito no dia a dia e repense seus calçados. Você se sentirá mais confortável e seus pés e pernas agradecerão!