Os sintomas de reumatismo nos ossos estão relacionados com o inchaço e a dor provocados pela inflamação das articulações, que têm origem em doenças como osteoartrite, artrose, lúpus, fibromialgia, e artrite reumatoide, por exemplo.
O reumatismo corresponde ao grupo de várias doenças que atinge músculos, ossos e articulações e que pode atingir qualquer pessoa. Assim, o reumatismo nos ossos corresponde a doenças que levam à inflamação e dor nos ossos e nas articulações.
Em geral, os sintomas de reumatismo são mais frequentes nas articulações do joelho, quadril, pescoço ou pés, e incluem:
Dor nas articulações;
Inchaço e vermelhidão das articulações;
Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente ao acordar;
Dor nos músculos próximos da articulação;
Dificuldade para elevar os ombros até o pescoço;
Dificuldade para esticar os braços sobre a cabeça;
Cansaço generalizado.
O reumatismo nos ossos pode surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em pessoas com histórico familiar de doenças reumáticas, como o lúpus ou a gota, por exemplo.
O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como por exemplo osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo.
É importante que a causa da dor nos ossos e nas articulações seja identificada rapidamente, caso contrário poderá limitar bastante os movimentos e levar à deterioração completa da articulação, interferindo na qualidade de vida da pessoa.
É importante ir ao médico caso os sintomas persistam por mais de 6 meses, principalmente se houver vermelhidão, inchaço ou calor na região da dor.
Para avaliar a causa das dores, o médico poderá pedir exames de sangue, raio-X ou ressonância magnética, por exemplo, para em seguida iniciar o tratamento adequado de acordo com a causa. Quando descoberto no início, é possível controlar bem os sintomas do reumatismo e ter uma vida normal.
Além disso, é interessante que a pessoa faça fisioterapia com o objetivo de fortalecer as articulações e evitar a sua deterioração e fazer suplementação se cálcio para evitar a desmineralização óssea.
Para entrar em contato ou agendar uma consulta com o Dr. Ricardo Fávero, ortopedista e especialista em joelhos e quadril com consultório em Varginha, você pode ligar nos telefones (35) 3212-7225 / (35)3212-7966. Atendemos pelos seguintes convênios: UNIMED, CASSI, FUSEX, SPA, PLAMAF, LUTOPAX, SERPRAM e REGIONAL VIDA. Para nos enviar uma mensagem ou saber como chegar, acesse aqui.