Restauração do quadril com Artroplastia

Restauração do quadril com Artroplastia


Dolorimento, limitação e degeneração podem indicar a necessidade de cirurgia

A artroplastia de quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético. 

A indicação mais comum para este procedimento é a artrose, ou "desgaste" da cartilagem do quadril e para a osteonecrose da cabeça femoral , decorre da perda da circulação sanguínea deste segmento osseo . Quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida. Também podemos usar as próteses de quadril no tratamento de algumas fraturas selecionadas do colo femoral.


Planejamento de prótese de quadril

A artroplastia do quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna , sendo considerada hoje como a de melhor resultado e benefício da ortopedia mundial . Ela tem evoluído continuamente nos últimos anos, com avanços tanto dos materiais quanto das técnicas cirúrgicas.

Sempre que possível, atualmente o período de hospitalização é curto e a recuperação é acelerada. O paciente começa seu protocolo de reabilitação junto à equipe de fisioterapia já no dia seguinte à cirurgia, andando com auxílio de andador ou muletas.

O risco de complicações atualmente é considerado baixo. Embora seja uma cirurgia segura na maior parte dos casos é importante ressaltar que trata-se de um procedimento de grande porte com riscos envolvidos – como em qualquer outra cirurgia – e também com riscos específicos.

Previamente ao tratamento cirúrgico tomamos cuidados no intuito de minimizarmos os riscos. Geralmente indicamos exames de check-up (laboratoriais e de imagem) e avaliação clínica e/ou cardiológica, dependendo de sua saúde e histórico.

O melhor momento para realizar a cirurgia deve ser analisado e discutido junto ao ortopedista. Você pode e deve participar ativamente das decisões em relação ao seu tratamento, seja ele cirúrgico ou não. Busque informações sobre as opções disponíveis e seus prós e contras.

O esclarecimento de suas dúvidas permitirá que tome sua decisão de maneira mais clara e serena.


Como é a prótese?

De modo simplista, próteses são substitutos artificiais para regiões danificadas do corpo. 

Basicamente, uma prótese total clássica de quadril constitui-se de um componente femoral, um componente acetabular (na bacia) e uma cabeça esférica.

Existem vários tipos diferentes de próteses em relação a tamanho, modelo, conceito, meio de fixação ao osso, superfícies de contato, etc

A figura abaixo representa um modelo ilustrativo de uma prótese total de quadril (não-cimentada, cerâmica-cerâmica), com seus componentes básicos.

Componentes de uma prótese de quadril:



Como é a cirurgia?

O tamanho e a localização da incisão de pele variam de acordo com a técnica utilizada por seu cirurgião e com suas características corporais.

Na prótese total de quadril clássica a cabeça femoral é removida junto com sua cartilagem desgastada.

Procede-se à fresagem (ou raspagem) do acetábulo. Cria-se uma cavidade hemisférica e removem-se os restos da cartilagem danificada.

O implante acetabular é geralmente fixado ao osso por press-fit (pressão) com ou sem o uso de parafusos suplementares de fixação. Também pode ser cimentado, dependendo do tipo de prótese usada.

O "cimento ósseo" ou polimetilmetacrilato é um polímero acrílico de secagem rápida. É muito usado em cirurgias ortopédicas e na odontologia. Não tem qualquer relação com o cimento que conhecemos da construção civil.

O canal do fêmur é preparado para receber a haste femoral. Esta também pode ser fixada ao osso por press-fit ou por cimento ortopédico, dependendo do modelo indicado em seu caso.

Acompanhe as etapas básicas da cirurgia na figura abaixo:



Além da artroplastia de quadril o Dr. Ricardo Fávero realiza também cirurgias ortopédicas como correção de fraturas ósseas, colocação de próteses articulares em joelho, reconstrução ligamentar e reparo de lesões meniscais em joelho por artroscopia  por vídeo, retirada de cistos sinoviais em punho, correção de dedo em gatilho dentro outros.



Contato pelo WhatsApp Dr. Ricardo Fávero Ortopedista Varginha